Contagem / MG
vendas1@lavictintas.com.br (31) 3351-2577

Piso epóxi

1 Curtidas. 16182 Visualizações

Se você procura uma ideia interessante para revitalizar seu negócio ou residência, preparamos este post especialmente para ser o seu guia na instalação de uma das melhores opções do mercado: o piso epóxi. Acesse agora e saiba mais! 

Procurando uma ideia bacana para revitalizar seu negócio ou residência? Aposte no piso epóxi! Essa técnica traz muitos benefícios, econômicos e estéticos, além de ser super bem aceito em diversos tipos de regulamentação de qualidade e saúde.

Preparamos este post especialmente para ser o seu guia na instalação de piso epóxi. Para te auxiliar no projeto, fale com a Lavic Tintas! Temos uma equipe preparada para atender às suas necessidades.

O que é o piso epóxi?

O piso epóxi é um revestimento de alta qualidade, que possui resistência mecânica e é possível ser adaptado a diversos tipos de contrapiso. Além disso, no quesito decoração, oferece uma ampla gama de cores e desenhos, sendo ideal para diversos tipos de projetos.

Sua eficiência vem também da grande durabilidade e por ser um material impermeável. Devido a isso, é muito utilizado na construção civil como piso para áreas industriais e de comércio.

Arquitetos, engenheiros e designers de interiores estão utilizando o piso epóxi cada vez mais em seus projetos residenciais - sua aplicação oferece um ar moderno e pode ser facilmente adaptado para combinar com o restante do projeto de decoração.

Há uma grande gama de possibilidades de instalação desse tipo de revestimento: superfícies internas ou externas; áreas molhadas como banheiros, cozinhas e lavanderias; garagens e estacionamentos (em locais fechados ou expostos ao tempo), entre outros.

Compre as suas tintas para a aplicação de piso epóxi na Lavic Tintas. Somos revendedores autorizados das Tintas Renner, que possuem alta performance e tem todos os seus produtos normatizados por referências como ISO, Petrobras, Vale, Usiminas e AWWA.


Vantagens do piso epóxi

O principal uso do piso epóxi é revestir o chão de algum local que esteja danificado, sem brilho ou precisando de uma reforma. Por ser um material de fácil aplicação e com ótimos resultados, torna-se uma opção muito viável economicamente.

Além disso, outras vantagens são:

  • Alta resistência, suportando o peso até de máquinas industriais;

  • Aparência lisa e brilhante, sem a necessidade de aplicar outros produtos;

  • Durabilidade extensa, promovendo economia de manutenção;

  • Excelente acabamento, que pode incluir cores e desenhos diferentes;

  • Facilidade para limpeza e manutenção;

  • Piso nivelado, sem a necessidade de grandes tratamentos do contrapiso;

  • Sem rejunte ou emendas, o que torna a aparência única e diferenciada.

As tintas epóxi, que são utilizadas para criar esse tipo de piso, são também muito resistentes à abrasão, umidade e produtos químicos. Sendo assim, seu revestimento tem uma duração muito maior e com uma aparência intacta.

Em relação à limpeza, não exige produtos especiais, basta seguir a rotina de limpeza do local. Mesmo com o uso de desengordurantes ou itens um pouco mais fortes, o piso se mantém.

Por ter uma alta aderência, é possível aplicar a tinta diretamente no contrapiso, sem necessidade de retirada das peças ali alocadas. Confira abaixo algumas das superfícies que o piso epóxi adere bem:

  • Alvenarias;

  • Azulejos;

  • Cerâmicas;

  • Cimento Queimado;

  • Concreto;

  • Estruturas metálicas;

  • Madeira.

Outro fator extremamente vantajoso do piso de epóxi é a economia, tanto de tempo quanto de dinheiro, de sua instalação. Não são necessários vários dias para quebrar o piso, não há acúmulo de sujeira, elimina-se a questão de caçambas especiais para a retirada dos detritos e a instalação acontece rapidamente.

Para fechar o tópico, outro fator diferencial são as cores. Hoje, no mercado, encontram-se as versões das tintas nos tons areia, azul mar, creme, azul escuro, azul celeste, azul, verde claro, verde, verde folha, bege, camurça, platina, cinza claro e cinza escuro.

Quais são os itens necessários para a aplicação do piso epóxi

Nós sempre iremos sugerir que você contrate um profissional para realizar a aplicação do piso epóxi em sua fábrica, comércio ou residência. Mas, para que você não fique no escuro, contamos abaixo quais são os principais itens necessários para a aplicação do mesmo.

Além disso, as ferramentas corretas irão auxiliar extremamente durante todo o processo, de forma que o resultado seja impecável e atenda suas expectativas.

Tinta Epóxi

Nós indicamos a linha epóxi Renner, que pode ser adquirida na Lavic Tintas. É recomendada para ser utilizada sobre os principais tipos de contrapiso, e uso interno e externo.

Fabricada em diversas cores através dos catálogos: RAL, MUNSELL, ou cores personalizadas. Disponível em acabamento brilhante, semi-brilhante, fosco e alumínio.

Rodo Dentado

A segunda ferramenta necessária se chama rodo dentado, e é utilizada para poder espalhar tanto a tinta quanto o autonivelante. É fabricada com lâminas dentadas, com a espessura variando de 1 até 10mm.

Rolo

Para garantir a aparência uniforme do seu piso epóxi, é preciso possuir um rolo adequado, que durante o seu uso, nivelará a tinta, garantindo uma aparência lisa e uniforme em todo o perímetro.

Rolo Fura Bolhas

Em alguns casos pode acontecer a formação de bolhas durante a aplicação da tinta epóxi, tanto na fase de espalhar quanto na fase de nivelar. Neste momento, esta ferramenta irá furar as mesmas, liberando o ar e garantindo o nivelamento.

Sapato Prego

Em muitos vídeos de aplicação de piso epóxi vemos os trabalhadores andando por cima da tinta, exercendo suas funções, sem arranhar ou danificar a superfície. Pode parecer milagre, mas na verdade trata-se apenas de um sapato prego, que possui tecnologia que permite seu uso sobre o material ainda fresco.

Como realizar a aplicação do piso epóxi

A aplicação do piso epóxi pode ser realizada por pessoas que não tenham experiência na área. Porém, o resultado não costuma atender às expectativas, já que somente um bom profissional saberá a forma adequada de calcular a quantidade de material, preparar os produtos e realizar a instalação.

Os passos para a aplicação do piso epóxi são bem simples. Tudo inicia-se com uma boa avaliação e limpeza do piso já existente, para garantir que não existirão resíduos que podem atrapalhar na aderência.

O primeiro passo oficial é a aplicação do primer sobre o piso, para que ele exerça sua função de garantir que a tinta aplicada após tenha correta fixação. Espera-se 24 horas para prosseguir.

No próximo dia, é necessário lixar o primer, para auxiliar na criação de pequenas fissuras. Logo após, prepara-se o substrato, de acordo com a necessidade e o tamanho do local, garantindo que esteja homogêneo.

Após aplicar a solução com o auxílio de um rodo dentado, garante-se que ela esteja formando uma película de 2mm. Com essa espessura, o material se solidificará tendo todas as suas principais atribuições garantidas.

Ao fim, usa-se o rolo fura bolhas para eliminar qualquer concentração de ar, em movimentos verticais parecidos com os que são feitos ao pintar uma parede. O prazo para secagem é de 48 horas e para a colocação de móveis, mais 4 dias.

Uma dica: durante todo o processo é preciso que o ambiente esteja fechado, para garantir que não entrarão insetos, poeiras ou detritos que podem deformar o piso.

Ideias de locais onde pode ser utilizado o piso epóxi

Há muitas vantagens em utilizar o piso epóxi em seu negócio. Devido às qualidades que já mencionamos neste post anteriormente, ele é muito bem aceito em comércios, indústrias, fábricas e residências.

Para as indústrias alimentícias e químicas, além de cozinhas de grande porte, traz mais um ponto positivo. Devido não ter emendas e porosidades evitando a ação de fungos e bactérias, torna o ambiente extremamente salubre e higiênico, estando de acordo com as normas técnicas da Anvisa.

Veja ideias de locais onde o piso epóxi pode ser instalado:

  • Ambientes hospitalares;

  • Clínicas médicas;

  • Concessionárias de automóveis;

  • Escolas;

  • Faculdades;

  • Lojas de carros;

  • Quadras poliesportivas;

  • Farmácias;

  • Perfumarias;

  • Restaurantes;

  • Shoppings.

Manutenção de piso epóxi

O piso epóxi é extremamente resistente - mas somente se for cuidado corretamente. Separamos algumas dicas imperdíveis, para que a sua aplicação dure muitos e muitos anos.

  • Evite utilizar produtos químicos ao limpar o piso;

  • Dê preferência à água, sabão, escova e vassouras macias;

  • Ao terminar a limpeza, utilize, se possível, uma cera líquida para evitar que os resíduos agarrem;

  • Se necessário, utilize enceradeiras ou panos macios para aplicação de cera;

  • Cuidado ao retirar sujeiras abrasivas, como areia, para não arranhar;

  • Evite passar com carrinhos com rodas de metal sobre o piso - prefira as de poliuretano ou pneus infláveis;

  • Troque as rodas das cadeiras pelas feitas de PU;

  • Se as cadeiras forem de metal ou madeira, instale protetores nos pés;

  • No caso de empilhadeiras ou outros veículos, mantenha as rodas sempre limpas;

  • Não arraste materiais pesados.

Faça suas compras de materiais para piso epóxi na Lavic!

A Lavic tem mais de 30 anos de tradição e qualidade, atendendo a população de Contagem e região. Somos representantes e distribuidores autorizados da Renner Coatings, HM Rubber e Tornado.

Nossa equipe de vendas é altamente treinada e especializada, e está apta a atender a todas as suas necessidades, desde a pré-venda até a pós-venda. Oferecemos suporte técnico durante todo o processo.

Temos muitas dicas importantes sobre os processos de pintura industrial em nosso blog. Confira todos os posts clicando aqui. Aproveite e deixe seu comentário.

Entre em contato conosco e faça seu orçamento!

Endereço: Av. João César de Oliveira, 3947, Loja B, Eldorado, Contagem - MG

Site: https://www.lavictintas.com.br/index.asp

Telefones: (31) 3351-2577 / (31) 99841-5395 - whatsapp

E-mails: vendas@lavictintas.com.br / vendas1@lavictintas.com.br





PUBLICADA EM: 30/08/2022 15:39:28 | VOLTAR PARA: Artigos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Lavic Tintas



Nossa empresa

Logomarca do rodapé

Lavic Comércio de Tintas Ltda ME
CNPJ: 10.885.810/0001-26

Endereço e contatos

Av. João Cesar de Oliveira, 3947  - Loja B
Eldorado - Contagem / MG
CEP: 32340-001

(31) 3351-2577
(31)998415395

Fale WhatsApp

Este website usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao usar este site você concorda com nossa política de privacidade.